A C E S S O
Lembrei a senha!

Não tem cadastro?
Cadastre-se grátis!

Notícias

Geral

Qual a diferença entre caneta esferográfica e hidrográfica

Geral

Caneta definitivamente não é tudo igual! Hoje, vamos conhecer as diferenças entre a caneta esferográfica e a hidrográfica, duas queridinhas dos artistas, iniciantes ou profissionais.

Divulgação

Para começar, vamos entender como funcionam e quais as diferenças entre a caneta esferográfica e a caneta hidrográfica: 

  • Caneta esferográfica: possui uma microesfera de metal na ponta. Um dos lados dessa bolinha fica em contato com a tinta à base de óleo no tubo, enquanto o outro lado fica para fora. Essa microesfera pode girar livremente, em qualquer direção, distribuindo a tinta de maneira uniforme quando riscamos no papel. É o mesmo sistema utilizado nos desodorantes roll-on.
  • Caneta hidrográfica: costuma ter uma ponta de feltro que é umedecida continuamente pela tinta armazenada em um tubo de material esponjoso. Também conhecida como marcador, hidrocor ou apenas canetinha, está disponível em tamanhos e formatos variados e diversas cores. Existem opções com pontas rígidas e flexíveis, chamadas de pontas brush.
Canetas esferográficasCanetas hidrográficas
Microesfera na ponta Ponta de feltro 
Ponta fina ou grossa Pontas de várias espessuras, rígidas ou flexíveis
Tinta à base de óleoTinta à base de álcool ou água
Poucas nuances de cores, as mais usadas são: azul, preto, vermelho e verdeMuitas nuances de cores, inclusive tons pasteis e neon
Escrever, desenhar, preencher com hachura, etc...Desenhar, marcar texto, contornar, colorir, etc...

Canetas esferográficas são populares, simples, leves e, dependendo da marca, bem acessíveis. São excelentes para escrever pois possuem modelos de pontas grossas, para uma escrita mais macia, e as versões de ponta fina, mais delicadas e precisas. 

Atualmente, também são muito utilizadas por desenhistas, especialmente para o desenho linear, mas não estão limitadas a ele. As canetas esferográficas ganharam destaque em desenhos incríveis preenchidos com técnica de hachuras cruzadas. 

Vale a pena pesquisar algumas obras feitas com canetas esferográficas do artista português Samuel Silva, os desenhos da ilustradora Marite Desaine, da Letônia, e os retratos produzidos por Enam Bosokah, um artista de Gana, na África.

Curiosidades sobre a caneta esferográfica

A caneta esferográfica moderna pode ser considerada uma invenção recente, pois foi inventada pelos irmãos húngaros, László Bíró e György, em 1938. Porém, bem antes disso, em 1888, John J. Loud já havia registrado a primeira patente, que era muito boa para escrever em couro, mas não tão fácil de usar no papel. 

Sabe aquele furinho que tem na lateral da caneta esferográfica? Ele serve para equilibrar a pressão atmosférica dentro e fora do tubo de tinta. O ar que entra por esse buraquinho preenche o espaço vazio da tinta que já foi consumida. Por isso, você não pode fechar esse furinho com um adesivo ou etiqueta, porque ele evita que a tinta seja puxada para a parte de cima da carga.

As canetas hidrográficas são mais versáteis e podem ser encontradas em diversos modelos. Canetinhas para colorir, marcadores de texto, marcadores de quadro branco e marcadores permanentes também canetas hidrográficas com pontas de espessuras diferentes e tintas para cada tipo de função. 

O formato e a rigidez da ponta é que vão definir o tipo de traço da caneta hidrocor. Modelos brush são mais flexíveis e você consegue curvar no papel de variadas formas para criar traços fininhos ou mais grossos. 

Além das pontas diferentes, é possível comprar canetas hidrográficas hexagonais, em triângulos ou cilíndricas. Para as crianças pequenas, a melhor escolha são as canetas jumbo ou triangulares, por exemplo, porque apesar do formato cilíndrico é mais fácil de girar na mão, também é o primeiro a cair da mesa. 

Caneta esferográfica ou hidrográfica? Escolha o tipo conforme o trabalho

  • Escrita: as esferográficas são mais indicadas, até pela durabilidade e o custo-benefício. Se você prefere uma escrita mais macia, aposte nas opções com pontas grossas. As canetas com ponta agulha e grip emborrachado oferecem um fluxo de tinta constante e firmeza ao escrever. Vale a pena experimentar!
  • Desenho: esferográficas e hidrográficas, nesse caso a decisão vai depender do estilo de desenho que você pretende criar. Indicadas para desenhos detalhados com traços precisos, as canetas Point88 da Stabilo com tinta à base de água têm ótimas avaliações e estão disponíveis em 72 cores. 
  • Contorno: as canetas hidrográficas oferecem mais possibilidades de pontas para te ajudar a fazer contornos finos ou largos, conforme a sua necessidade.
  • Colorir: embora seja possível preencher e até colorir ilustrações com esferográficas, as canetas hidrográficas com ponta brush dão um show nesse quesito, além de estarem disponíveis em muitas cores.
  • Lettering: caneta hidrográfica com ponta brush (pincel) são as mais indicadas. Uma boa sugestão é a Caneta Pigma Graphic, da Sakura, que tem a ponta chanfrada quadrada e cria traços finos e grossos. Temos até um artigo completo com outras ótimas opções.

Como conservar canetas esferográficas e hidrográficas 

Independente do tipo de caneta, o primeiro cuidado que você deve ter é mantê-las sempre tampadas ou com a ponta recolhida sempre que não estiverem em uso. Nada de deixar suas preciosas canetas no sol ou com a ponta à mostra, correndo o risco da tinta secar.

As canetas esferográficas até são mais resistentes, mas também precisam ser armazenadas com cuidado, preferencialmente na horizontal, em um estojo, ou na vertical com a ponta para baixo.

No caso das canetas hidrográficas, a possibilidade de secagem é mais rápida devido à sensibilidade da ponta de feltro. Até a tinta do tubo esponjoso pode secar se ela não for guardada da forma correta. Sendo assim, lembre-se de manter suas canetinhas e marcadores na horizontal e devidamente fechados com suas tampas para manter a ponta úmida até o final do material. Suportes de acrílico longe do sol são uma ótima escolha!